Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa pede que G8 interfira por cessar-fogo na Síria


Da Agência Lusa

Cidade do Vaticano - O papa Francisco apelou hoje (16) ao G8, o grupo das oito maiores economias do mundo, para que se esforcem no sentido de obter um "cessar-fogo imediato" na Síria e que se preocupem com os problemas econômicos dos mais pobres.

O apelo do papa foi enviado em uma carta ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, na véspera da reunião de representantes dos países do G8 - os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, o Reino Unido, a França, Itália, o Canadá e a Rússia -, na Irlanda do Norte.

"Espero que a reunião contribua para um cessar-fogo imediato e sustentável e que ponha as partes em conflito à mesa das negociações", disse o pontífice, na carta divulgada pelo Vaticano.

O papa fez um apelo, ainda, para que cada liderança desses países renuncie a algumas exigências e, em conjunto, possam construir uma paz "mais justa e equitativa".

Na carta à David Cameron, na véspera da reunião que será realizada em Lough Erne, o papa ressaltou que o "objetivo da economia e da política é estar a serviço dos homens, começando pelos mais pobres e mais fracos, onde quer que eles estejam".

Francisco destacou que "o homem não é um fator econômico ou algo de que nos possamos livrar, porque tem uma natureza e uma dignidade independentes dos cálculos econômicos simples".

Ele acrescentou que "qualquer teoria ou ação econômica e política deve esforçar-se para dar a cada habitante da terra um mínimo de bem-estar que permita viver com dignidade, em liberdade, com possibilidade de ter uma família, educar as crianças, louvar a Deus e desenvolver as suas próprias capacidades humanas".

Em resposta ao papa, o primeiro-ministro David Cameron lembrou que prometeu a Bento XVI, durante a visita a Londres em setembro de 2010, que o seu país "iria cumprir as promessas, dedicando 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) à assistência internacional ao desenvolvimento" e que destinaria fundos para "os que mais precisam".

Com informações da Agência Lusa
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes