Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa lembra Chernobyl e 'conflito esquecido' na Ucrânia


 
Da Agência Lusa

O papa Francisco pediu hoje (20) aos católicos europeus que rezem pelas vítimas do desastre nuclear de Chernobyl, ocorrido há 30 anos, e participem no domingo (24) de uma coleta para ajudar os ucranianos, afetados por um conflito “esquecido por muitos”.

“Renovamos a nossa oração pelas vítimas da tragédia de Chernobyl e exprimimos a nossa gratidão em relação aos que prestaram socorro e a todas as iniciativas com que se procurou remediar o sofrimento e os danos”, disse o papa ao final da audiência semanal que reuniu cerca 30 mil pessoas na Praça de São Pedro.

Francisco lembrou ainda o conflito atual no país, onde vivem cerca de 3 milhões de greco-católicos: “A população da Ucrânia sofre as consequências de um conflito armado esquecido por muitos”.

No dia 3 de abril, o papa pediu a todas as paróquias na Europa que organizem uma coleta para as vítimas daquele conflito, principalmente os idosos e as crianças.

“Convidei a Igreja na Europa a apoiar minha iniciativa para enfrentar esta urgência humanitária. Agradeço antecipadamente aos que contribuírem generosamente para a iniciativa, que se realiza no próximo domingo”, disse Francisco.

Ele foi criticado algumas vezes pelos católicos ucranianos por não ter condenado com firmeza a anexação da província ucraniana da Crimeia por Moscou e a ingerência russa na Ucrânia em apoio às milícias pró-russas no Leste do país.

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)