Sexta-feira, 28 de novembro de 2014 - 05h02
O papa Francisco inicia hoje (28) visita de três dias à Turquia, uma viagem com importante significado ecumênico. O programa inclui encontros com as principais lideranças políticas do país e uma visita à Mesquita Azul.
A viagem do papa à Turquia, país de 77 milhões de habitantes, com larga maioria muçulmana, vai permitir o segundo encontro este ano com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, o atual primado da Igreja Ortodoxa de Constantinopla. Com ele, Francisco celebrará em Istambul a festa de Santo André, patrono da congregação.
Os dois chefes religiosos já se encontraram em 25 de maio em Jerusalém, durante celebração ecumênica na Igreja do Santo Sepulcro.
O primeiro dia do papa na Turquia, dirigida desde 2002 pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, com origem no islamismo político), está reservado a encontros com os principais dirigentes políticos do país.
Logo após desembarcar em Ancara, no início da tarde de hoje, o chefe da Igreja Católica visitará o mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia em 1923, manterá encontros com o presidente Recep Tayyip Erdogan e outras autoridades, antes de uma audiência com o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu.
A agenda prevê ainda encontro com o representante do governo para assuntos religiosos, a mais importante autoridade muçulmana da Turquia, e diversos embaixadores.
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)