Domingo, 17 de março de 2013 - 11h26
Renata Giraldi
Agência Brasil/EBC
Vaticano – O papa Francisco vai manter provisoriamente nos seus respectivos cargos os atuais assessores, designados pelo papa emérito Bento XVI. Francisco disse que pretende “rezar, refletir e dialogar” para depois, decidir se haverá mudanças de secretários, chefes e integrantes dos chamados dicastérios (departamentos) da Cúria Romana, equivalente à cúpula política do Vaticano. O papa assumiu o pontificado há quatro dias.
No final da semana passada, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que eventuais mudanças são normais, mas que não há prazo para serem executadas. A expectativa maior, segundo os vaticanistas, é quanto à permanência do atual secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone. O cargo de secretário de Estado corresponde ao de primeiro-ministro. O papa também deve avaliar a permanência dos responsáveis pelas congregações.
O Vaticano tem embaixadores e representantes no exterior, um jornal oficial, o L'Osservatore Romano, uma estação de rádio e uma força militar denominada Guarda Suíça Pontifícia. Também emite selos e passaportes. A organização política do Vaticano inclui também uma Corte Parlamentar, congregações e prefeitos.
Ao despedir-se dos fiéis, às vésperas de renunciar, no dia 28, Bento XVI pediu uma “verdadeira renovação” na Igreja Católica Apostólica Romana. Para especialistas, o apelo do papa foi uma reação à insatisfação dele pelas divergências internas na Igreja, inclusive com assessores próximos.
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)