Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa Francisco mantém provisoriamente assessores nomeados por Bento XVI nos cargos


Renata Giraldi
Agência Brasil/EBC

Vaticano – O papa Francisco vai manter provisoriamente nos seus respectivos cargos os atuais assessores, designados pelo papa emérito Bento XVI. Francisco disse que pretende “rezar, refletir e dialogar” para depois, decidir se haverá mudanças de secretários, chefes e integrantes dos chamados dicastérios (departamentos) da Cúria Romana, equivalente à cúpula política do Vaticano. O papa assumiu o pontificado há quatro dias.

No final da semana passada, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que eventuais mudanças são normais, mas que não há prazo para serem executadas. A expectativa maior, segundo os vaticanistas, é quanto à permanência do atual secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone. O cargo de secretário de Estado corresponde ao de primeiro-ministro. O papa também deve avaliar a permanência dos responsáveis pelas congregações.

O Vaticano tem embaixadores e representantes no exterior, um jornal oficial, o L'Osservatore Romano, uma estação de rádio e uma força militar denominada Guarda Suíça Pontifícia. Também emite selos e passaportes. A organização política do Vaticano inclui também uma Corte Parlamentar, congregações e prefeitos.

Ao despedir-se dos fiéis, às vésperas de renunciar, no dia 28, Bento XVI pediu uma “verdadeira renovação” na Igreja Católica Apostólica Romana. Para especialistas, o apelo do papa foi uma reação à insatisfação dele pelas divergências internas na Igreja, inclusive com assessores próximos.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)