Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Oposição venezuelana inicia nova ofensiva contra Maduro no Parlamento



Da Agência France Press (AFP)

A oposição venezuelana iniciou nessa quinta-feira (5) seu segundo ano à frente do Parlamento com renovação de sua cúpula e uma nova ofensiva contra o presidente Nicolás Maduro.  Maduro já se adiantou, reestruturando seu gabinete em um ano crucial na crise do país. A informação é da Agência France Press (AFP).

Com a transmissão pela TV da sessão interrompida abruptamente pela reapresentação de um ato de Maduro na quarta-feira (4), Julio Borges, um advogado de 47 anos, prestou juramento em substituição a Henry Ramos Allup como presidente do Legislativo, controlado pela oposição.

"Hoje, esta Assembleia se instaura em meio às maiores dificuldades. Vivemos um momento injusto e vergonhoso", disse Borges, ex-líder da bancada opositora e fundador do Primeiro Justiça, partido do ex-candidato à presidência, Henrique Capriles.

Apesar das disputas internas, a Mesa da Unidade Democrática (MUD) traçará um passo a passo na sessão parlamentar que começou ao meio-dia, após o fracasso de seu plano de tirar Maduro do poder com um referendo revogatório em 2016.

O presidente se prepara para a nova etapa do confronto. Na quarta-feira, ele reorganizou o gabinete, nomeando o advogado Tareck El Aissimi, de 42 anos, e que se define como "radicalmente chavista", à vice-presidência no lugar de Aristóbulo Istúriz, uma figura-chave porque seria o substituto caso seu mandato seja revogado em um referendo este ano.

Opositores temiam que as autoridades boicotassem a sessão, argumentando que a Justiça venezuelana - acusada de governista - declarou o Legislativo em desacato e considera nulas suas decisões. Mas deputados chavistas participaram da sessão.

"Um ano se passou um ano e o presidente Maduro continua aqui", comemorou o líder da bancada governista, Héctor Rodríguez.

Promessas socialistas

A oposição deve esclarecer se continuará impulsionando o referendo, depois de o processo ter sido suspenso em outubro passado pelo poder eleitoral, mesmo se não representar mais uma saída do chavismo do poder.

Segundo a lei, se Maduro tivesse perdido um referendo em 2016, eleições presidenciais deveriam ter sido convocadas, mas depois de 10 de janeiro - quando ele completa quatro anos de mandato -, só seria substituído por seu vice-presidente.

A MUD anunciou que vai tentar motivar a pressão social, mas ainda não conseguiu capitalizar o descontentamento com a crise, que levou 78,5% dos venezuelanos, cansados da altíssima inflação e da falta de comida e remédios, a reprovar a gestão de Maduro, segundo a Datanálisis.

Afirmando que este ano será o da "recuperação e expansão da revolução", Maduro mudou a equipe econômica e pediu a El Aissimi que se encarregue da segurança do país e para "lutar contra os terroristas da extrema direita", como chama alguns opositores.

"É o socialismo a via para a salvação da pátria, não o capitalismo, não a burguesia, não esta direita terrorista e criminosa", disse El Aissami, governador do estado de Aragua (centro), ao assumir o cargo.

Para Julio Borges, o que o país precisa é uma mudança radical. "Maduro fez 98 mudanças de ministérios e aí estão os resultados: inflação, escassez, insegurança. É a mesma equipe fracassada", assegurou.

Desafios da oposição

Após avançar nas legislativas de 2015, o apoio à MUD diminuiu, segundo Keller e Associados, de 45% para 38% nos últimos dois meses, devido a erros de estratégia, desconexão social e por iniciar um diálogo com o governo, rejeitado pela metade de seus 30 partidos e muitos seguidores.

"A oposição é desafiada a fazer três coisas: reestruturar sua organização, redefinir sua estratégia e apresentar aos venezuelanos um horizonte claro de solução", disse Jesús Torrealba, secretário executivo da MUD.

Para a oposição, a grave crise venezuelana exige uma mudança de governo, razão pela qual pretendia conseguir, na mesa de diálogo, a reativação do referendo ou uma antecipação das presidenciais de 2018. Mas o chavismo descartou negociar esses temas e, com isso, a oposição congelou o processo e planeja não participar, em 13 de janeiro, da terceira rodada de diálogo, que começou em 30 de outubro, sob a intermediação do Vaticano.

"Borges comprometeu sua palavra comigo em participar do diálogo. Ele mandou dizer: o velhinho louco vai embora. Eu, sim, vou dialogar", afirmou Maduro, desmentido, até o momento, pelo agora chefe legislativo.

Ramos Allup, de 73 anos, manteve em sua gestão um duro enfrentamento com o governo e, nesta semana refutou a volta da MUD ao diálogo, apesar da libertação, desde outubro, de 17 opositores. Segundo a MUD, ainda há uma centena de presos.

"Os desafios da oposição são gigantescos", disse à AFP o analista Luis Vicente León, para quem a MUD deve entender que "sem unidade" e conexão social, nada vai mudar.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)