Quinta-feira, 3 de setembro de 2015 - 06h50
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai discutir uma resolução sobre a crise dos refugiados que atravessam o Mediterrâneo para chegar à Europa, informou nessa quarta-feira (2) o embaixador russo Vitaly Churkin. Ele disse que uma medida sobre os refugiados poderia ser adotada este mês, durante a presidência russa do conselho.
O novo texto seria diferente do projeto anterior, que teria autorizado uma força naval europeia a atacar os traficantes de pessoas que operam nas águas territoriais líbias. Churkin disse que a nova resolução iria considerar a ação fora das águas líbias.
O embaixador russo não deu detalhes, mas outras fontes diplomáticas adiantaram que a medida discutida pelos britânicos iria autorizar a apreensão em águas internacionais de barcos operados por traficantes de refugiados.
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, esteve no Conselho de Segurança em maio para solicitar o apoio da ONU ao plano europeu para a crise dos refugiados, usando a força militar contra os traficantes.
O texto solicitava a aprovação da Líbia, mas, devido ao tumulto político no país, o governo líbio que a comunidade internacional reconhece não controla a faixa costeira.
Mais de 350 mil pessoas arriscaram a vida para atravessar o Mediterrâneo este ano, segundo a Organização Internacional das Migrações, um aumento acentuado em relação a 2014, quando a travessia perigosa foi feita por 219 refugiados.
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)