Segunda-feira, 14 de abril de 2014 - 06h20
Os países ocidentais do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) acusaram hoje (14) a Rússia de repetir na Ucrânia a estratégia implementada na Crimeia e de organizar a ocupação de edifícios, inventando uma instabilidade inexistente.
Os "cidadãos preocupados" de Sloviansky e outras cidades estão equipados "exatamente como as tropas de elite que ocuparam a Crimeia", disse a embaixadora norte-americana, Samantha Power, na reunião extraordinária do Conselho de Segurança para tratar da situação na Ucrânia. "Muitas das unidades que temos visto foram equipadas com coletes antibala e uniformes de camuflagem", acrescentou.
"Sabemos quem está por trás disso, a única entidade na área capaz desse tipo de ação, coordenada de forma profissional, é a Rússia", comentou Samantha.
O embaixador britânico, Mark Lyall Grant, resumiu a situação, dizendo que os grupos "profissionais, bem armados e bem equipados" estão executando "operações bem coordenadas". É um esquema "demasiado familiar" que "aponta claramente para a Rússia", disse Grant, que acusou Moscou de usar "pretextos fabricados" para a sua "postura agressiva".
O embaixador francês, Gérard Araud, observou, por sua vez, que as ocupações dos edifícios nas últimas 48 horas "são as mesmas que a Rússia classificou no mês passado de manifestações espontâneas, de autodefesa, de grupos locais. Ele advertiu, no entanto, que "ninguém acreditou" e, por isso, questionou: "Como se pode acreditar agora?".
Araud reforçou a ideia da ocupação da Rússia ao longo da fronteira da Ucrânia e como o país tenta asfixiar o vizinho com um "aumento brutal" do preço do gás e o bloqueio à entrada de mercadorias.
Na mesma linha, o embaixador australiano, Gary Quinlan, lembrou que as ocupações têm sido feitas por "unidades de homens altamente treinados, com equipamentos russos sem emblemas".
*Com informações da Agência Lusa
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin