Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Novo relatório de grupo ganhador do Nobel 'vê era climática mortal'


O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, que recebeu na sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz, afirmou em seu quarto relatório que o planeta entra numa "nova época climática", que poderia ser mortal, e cujos riscos muito provavelmente serão decorrentes da intervenção humana.

O jornal alemão "Welt am Sonntag" teve acesso ao relatório que será discutido em novembro em Valência, cidade espanhola anfitriã do plenário do IPCC que adotará o quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental. Segundo o documento, até 2099, a temperatura global poderia subir em até 6 graus.

O quarto e definitivo relatório do grupo, que analisa a informação científica disponível sobre a mudança climática, será debatido entre 12 e 17 de novembro e conterá dados que indicam que 11 dos últimos 12 anos foram os mais quentes desde que a temperatura global começou a ser medida, em 1850.

Para o IPCC, segundo o jornal, este aumento das temperaturas se deve "com grande probabilidade à crescente concentração de gases do efeito estufa, provocada pelo ser humano".

Na pior das hipóteses, a temperatura poderia aumentar em 6 graus até 2099 -- e, mesmo se os países parassem de emitir CO2, a temperatura global subiria 0,9 grau.

Mares e geleiras
O aumento do nível dos mares também será inevitável, assim como o degelo de grandes superfícies de gelo e neve do planeta, segundo este grupo de cientistas, considerados autoridades máximas no assunto e encarregados pela ONU de traçar estratégias para combater e prevenir os efeitos do aquecimento global.

O IPCC afirma que, na Europa, haverá cada vez mais mortes devido ao calor, e que será necessário considerar uma maior propagação de doenças contagiosas.

No entanto, isso não deve ser motivo para resignação, indica o painel climático, que se refere ao Protocolo de Kioto como uma "responsabilidade global contra a mudança climática" que prepara o campo para "decisões nacionais", e lembra que existe o potencial econômico global para tomar medidas.

Fonte: EFE

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes