Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

NaTV, Khadafi nega que tenha sido deposto


Renata Giraldi*
Agência Brasil


Brasília – Em mensagem transmitida hoje (20) pela rede de televisão síria Arrai, o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, disse que o que ocorre no país é uma fantasia e apelou para que os líbios não acreditem que há um outro regime em vigência na região. “O que se passa na Líbia é um teatro que só é possível graças aos bombardeios aéreos que não durarão eternamente”, disse Kadhafi.

A mensagem é apenas de voz. Não há imagens do líder que se encontra desaparecido desde que o Conselho Nacional de Transição (CNT) dominou Trípoli e as principais cidades da Líbia, na segunda quinzena de agosto. “Não acreditem que um regime foi deposto e que um outro foi imposto com a ajuda dos ataques aéreos e marítimos”, acrescentou ele.

Em seguida, Khadafi disse ser “difícil depor o regime porque representa milhões de líbios”. Segundo ele, todas as tribos líbias informaram à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que o órgão não representa o “povo líbio”. “O único poder legítimo é o do povo e dos comitês populares e qualquer outro [poder] é nulo e ilegítimo”, disse ele.

Em mensagem anterior, de 8 de setembro, também apenas sonora e transmitida pela Arrai, Khadafi condenou o que chamou de “guerra psicológica e mentiras”. Ele se referia às especulações de que pretendia fugir para o Níger. A mulher dele e três filhos pediram abrigo no país vizinho.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade

 

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)