Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Moscou: Manifestantes vão às ruas contra eleição de Putin


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A capital da Rússia, Moscou, amanheceu hoje (10) com policiais nas principais áreas. O objetivo é conter as manifestações programadas contra as eleições presidenciais. Na semana passada, o primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin foi eleito para a Presidência da República. Mas há suspeitas de irregularidades no processo eleitoral. Putin nega as acusações.

No centro de Moscou, dezenas de policiais e veículos militares estão posicionados próximo à Avenida Novyi Arbat – área na qual o protesto deve se concentrar. Putin conversou ontem (9) com o presidente dos Estados Unidos,, Barack Obama.

Na conversa, segundo informações divulgadas, Obama e Putin reconheceram que durante a campanha russa houve uma elevação no tom de animosidade entre os dois países, mas que a Rússia e os Estados Unidos precisam trabalhar juntos de agora em diante.

A eleição de Putin foi confirmada sob uma onda de protestos e suspeitas. Pelos resultados, ele conquistou cerca de 64% dos votos. O segundo colocado nas eleições, o comunista Gennady Zyugannov, conquistou 17,9% dos votos, e condenou o resultado. De acordo com ele, o resultado mostra que a eleição foi ''injusta e indigna''.

Ao assumir a Presidência da Rússia, Putin está cercado pela expectativa de promover mudanças no cenário político. O bilionário Mikhail Prokhoro, um dos candidatos da oposição, disse estar preocupado com possíveis violações ocorridas nessa disputa eleitoral. Ele preparou um dossiê sobre o assunto.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)