Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Moscou: Manifestantes vão às ruas contra eleição de Putin


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A capital da Rússia, Moscou, amanheceu hoje (10) com policiais nas principais áreas. O objetivo é conter as manifestações programadas contra as eleições presidenciais. Na semana passada, o primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin foi eleito para a Presidência da República. Mas há suspeitas de irregularidades no processo eleitoral. Putin nega as acusações.

No centro de Moscou, dezenas de policiais e veículos militares estão posicionados próximo à Avenida Novyi Arbat – área na qual o protesto deve se concentrar. Putin conversou ontem (9) com o presidente dos Estados Unidos,, Barack Obama.

Na conversa, segundo informações divulgadas, Obama e Putin reconheceram que durante a campanha russa houve uma elevação no tom de animosidade entre os dois países, mas que a Rússia e os Estados Unidos precisam trabalhar juntos de agora em diante.

A eleição de Putin foi confirmada sob uma onda de protestos e suspeitas. Pelos resultados, ele conquistou cerca de 64% dos votos. O segundo colocado nas eleições, o comunista Gennady Zyugannov, conquistou 17,9% dos votos, e condenou o resultado. De acordo com ele, o resultado mostra que a eleição foi ''injusta e indigna''.

Ao assumir a Presidência da Rússia, Putin está cercado pela expectativa de promover mudanças no cenário político. O bilionário Mikhail Prokhoro, um dos candidatos da oposição, disse estar preocupado com possíveis violações ocorridas nessa disputa eleitoral. Ele preparou um dossiê sobre o assunto.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)