Terça-feira, 6 de março de 2012 - 06h57
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – Depois de passar dois dias internado em observação médica na cidade de Cochabamba, na Bolívia, o presidente Evo Morales retornou ao trabalho, mas evitando excessos. Ele participou ontem (5) da cerimônia de assinatura de contrato para a construção de uma fábrica de açúcar na cidade de San Buena Ventura, a 411 quilômetros de La Paz, a capital boliviana.
No último dia 2, Morales foi internado na Clínica Los Olivos, que é privada, com queixas de dores na coluna e mal-estar. Assessores informaram que ele fez vários exames físicos e laboratoriais, além de ter sido colocado em repouso.
O ex-ministro da Saúde e médico Guillermo Contas lembrou que pessoas como Morales têm intenso ritmo de trabalho e são vítimas do que chamou de "síndrome da fadiga crônica". A síndrome é diagnósticada, segundo ele, quando uma pessoa tem sobrecarga de trabalho e isso começa a reduzir a “capacidade e o desempenho físico e intelectual”.
Ontem (5), ao participar da cerimônia em San Buena Ventura, Morales demonstrou estar se sentindo melhor, fez brincadeiras e piadas entre os presentes. De acordo com assessores, o presidente boliviano começa a trabalhar às 5h e termina no fim da noite. Também faz viagens diárias a vários locais da Bolívia, enfrentando diferentes altitudes de 250 a 4.100 metros.
Aos 52 anos, Morales fez algumas cirurgias. A primeira foi para a retirada da vesícula há 10 anos, depois fez uma operação nos joelhos e, em seguida, para corrigir um desvio nasal. Ontem, o presidente agradeceu o apoio dos presentes.
*Com informações das agências públicas da Bolívia, ABI, e da Argentina, Telam//Edição: Graça Adjuto
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Missão internacional conecta empresários de Rondônia às tendências globais do foodservice
Entre os dias 14 e 19 de maio, empresários do setor de alimentação fora do lar e representantes do Sebrae em Rondônia participaram da missão interna

Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil
Subiu para 188 o número de mortos na Venezuela devido aos dois terremotos que atingiram o país no início da noite desta quarta-feira (24). A atualizaç

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae
A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)