Terça-feira, 6 de março de 2012 - 06h57
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – Depois de passar dois dias internado em observação médica na cidade de Cochabamba, na Bolívia, o presidente Evo Morales retornou ao trabalho, mas evitando excessos. Ele participou ontem (5) da cerimônia de assinatura de contrato para a construção de uma fábrica de açúcar na cidade de San Buena Ventura, a 411 quilômetros de La Paz, a capital boliviana.
No último dia 2, Morales foi internado na Clínica Los Olivos, que é privada, com queixas de dores na coluna e mal-estar. Assessores informaram que ele fez vários exames físicos e laboratoriais, além de ter sido colocado em repouso.
O ex-ministro da Saúde e médico Guillermo Contas lembrou que pessoas como Morales têm intenso ritmo de trabalho e são vítimas do que chamou de "síndrome da fadiga crônica". A síndrome é diagnósticada, segundo ele, quando uma pessoa tem sobrecarga de trabalho e isso começa a reduzir a “capacidade e o desempenho físico e intelectual”.
Ontem (5), ao participar da cerimônia em San Buena Ventura, Morales demonstrou estar se sentindo melhor, fez brincadeiras e piadas entre os presentes. De acordo com assessores, o presidente boliviano começa a trabalhar às 5h e termina no fim da noite. Também faz viagens diárias a vários locais da Bolívia, enfrentando diferentes altitudes de 250 a 4.100 metros.
Aos 52 anos, Morales fez algumas cirurgias. A primeira foi para a retirada da vesícula há 10 anos, depois fez uma operação nos joelhos e, em seguida, para corrigir um desvio nasal. Ontem, o presidente agradeceu o apoio dos presentes.
*Com informações das agências públicas da Bolívia, ABI, e da Argentina, Telam//Edição: Graça Adjuto
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)