Segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 - 07h02
O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, disse hoje (14) que o grupo extremista Estado Islâmico está avançando da costa para o interior da Líbia, com o objetivo de obter acesso aos poços de petróleo.
“Eles estão em Sirte, o território deles estende-se por 250 quilômetros ao longo da costa, mas estão começando a entrar no interior, em busca de acesso a poços de petróleo e a reservas”, disse Le Drian à rádio RTL.
No dia 4 deste mês, o ministro advertiu sobre o risco de aumento de combatentes do Estado Islâmico na Líbia, mas descartou a possibilidade de uma intervenção militar naquele país.
A Líbia vive atualmente uma guerra civil, desde que em 2011 a comunidade internacional apoiou um movimento rebelde contra a ditadura de Muammar Khadafi.
Desde as últimas eleições, o poder está dividido entre dois governos, um com sede em Tripoli e outro, reconhecido pela comunidade internacional, em Tobruk.
Os dois governos são apoiados por grupos de islamitas, líderes tribais e traficantes de petróleo, armas, pessoas e droga.
Com a instabilidade no país, o Estado Islâmico e a organização Al Qaeda aumentaram sua influência na Líbia, ganhando poder territorial e aumentando a instabilidade em todo o Norte da África.
Fonte: Agência Brasil
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)