Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Migração na Europa: Croácia pede ajuda material



Da Agência Lusa

A Croácia, que enfrenta um crescente afluxo de refugiados vindos da Sérvia, ativou hoje (26) o mecanismo de proteção civil da União Europeia (UE), para pedir apoio material aos seus parceiros comunitários.

“A Croácia ativou, nesta manhã, o mecanismo para receber apoio material com o objetivo de a ajudar a enfrentar o grande número de refugiados e requerentes de asilo no país”, informou o porta-voz adjunto da Comissão Europeia (CE), Alexander Winterstein, durenta coletiva de imprensa.

O país solicitou tendas de campanha para o inverno, camas, colchões e equipamentos sanitários.

“O centro de coordenação da Comissão Europeia para respostas a situações de emergência trabalha em estreita cooperação com as autoridades croatas e outros Estados-membros que participam do mecanismo para encontrar uma resposta rápida a este pedido”, disse Winterstein.

O comissário europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, o grego Christos Stylianides, pediu aos países-membros, através de uma mensagem na rede social Twitter, que “contribuam generosamente” para garantir o material solicitado pelo governo de Zagreb.

A Croácia ativou o mecanismo de proteção civil da UE, depois que dez estados-membros da União e três não integrados nos 28 (Albânia, Macedônia e Sérvia) terem chegado, no domingo (25), a um acordo durante uma encontro de líderes em Bruxelas sobre o aumento da capacidade de alojamento, fornecimento de alimentos, cuidados médicos, água e serviços sanitários para os refugiados que têm optado pela rota dos Balcãs ocidentais em direção à Europa central, ocidental e do norte.

Na cimeira de Bruxelas estabeleceu-se que os países que precisarem de ajuda com estes objetivos devem acionar o mecanismo europeu.

Desde o início da crise migratória na Croácia, em meados de setembro, chegaram ao país mais de 240 mil refugiados. Quase todos seguiram viagem em direção ao norte da Europa.

Os refugiados cruzam a Croácia desde 15 de setembro, data em que a Hungria decidiu fechar sua fronteira com a Sérvia.

O mecanismo de proteção civil da UE facilita a cooperação para respostas a situações de emergência entre os 33 estados europeus, os 28 da União Europa e a Islândia, Macedônia, Montenegro, Noruega e Sérvia.

Recentemente a Turquia assinou um acordo para se associar ao mecanismo.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia