Porto Velho (RO) segunda-feira, 19 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

México registra aumento de cerca de 45% de pobres no país



Renata Giraldi*
Agência Brasil


Brasília – No período de 2008 a 2010, o México registrou aumento nos níveis de pobreza no país com percentuais de 44,5% a 46,2%, indicando que 3,2 milhões de pessoas foram incluídas nesta faixa social. No total, o país tem cerca de 52 milhões de pobres, dos quais 11,7 milhões são incluídos na lista de pobreza extrema representando 10,5% da população de mexicanos que é de 112 milhões habitantes.

A conclusão é do governo por meio Avaliação Nacional da Política de Desenvolvimento Social. O estudo mostra que, em média, os pobres ganham menos de US$ 118 dólares em áreas urbanas e US$ 113 dólares, na região rural.

O estudo indica ainda que aumentou também a pobreza nas regiões rurais do país com percentuais de 62,4% a 64,9%. Nas áreas urbanas, o percentual de pobreza registrou variação de 39% a 40,5 %.

De acordo com a Avaliação Nacional da Política de Desenvolvimento Social, 21,7% da população mexicana tiveram dificuldade no acesso a alimentos, ou seja, cerca de 28 milhões de pessoas.

Segundo o estudo, os idosos como mais de 65 anos estão entre os principais prejudicados, registrando que dois em cada grupo de dez pessoas da terceira idade têm deficiências alimentares.

A população idosa no México é formada por 4,8 milhões de pessoas, das quais 3,5 milhões são incluídos entre os que vivem em moderada a extrema pobreza.

O estudo mostra também 21,4 mil crianças e adolescentes vivem na pobreza. Desse grupo, 5 milhões de crianças, menores de 18 anos, estão em situação de extrema pobreza. "Esse resultado foi relacionado com o efeito na queda da renda, resultante da crise [econômica] que foi agravada pela dificuldade de acesso aos alimentos", disse o secretário executivo Avaliação Nacional da Política de Desenvolvimento Social, Gonzalo Hernández.

*Com informações da emissora multiestatal, Telesur, com sede em Caracas, na Venezuela.

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes