Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mexicanos vão às urnas hoje em meio a protestos


Da Agência Lusa

Cerca de 8,5 milhões de mexicanos vão hoje (7) às urnas para eleger 2.016 ocupantes de cargos públicos, incluindo os 500 deputados federais e os governadores de nove estados. O país faz eleições em meio a protestos e ameaça de boicote por parte de organizações sociais.

No sábado (6), estudantes de uma escola de Cherán, no estado mexicano de Michoacán, incendiaram um ônibus como parte das ações para boicotar as eleições de hoje. O ônibus foi interceptado em uma estrada que une a Costa do Pacífico a Morelia, a capital do estado.

Os estudantes exigem a revogação da reforma educativa, promulgada em 2013. Eles ameaçaram impedir a instalação das mesas de voto em Michoacán, onde vão ser eleitos 112 prefeitos, 40 deputados locais e 12 federais.

Os alunos da Escola Normal Rural do município de Cherán iniciaram uma série de ações para impedir as eleições desde terça-feira (2).

Professores mexicanos em greve anunciaram ontem mobilizações no estado de Oaxaca, no Sul do país, para as eleições de hoje, sem indicar, porém, se pretendiam impedir a instalação das mesas de voto.

Os protestos ocorrerão em todo o estado, disse o secretário-geral da Coordenação Nacional de Trabalhadores da Educação em Oaxaca, Rubén Núñez, no final de uma concentração, rodeado de milhares de docentes.

Os professores, em greve por tempo indeterminado desde 1º de junho, em uma paralisação que afeta mais de 6 milhões de alunos em nível nacional, consideram o processo eleitoral uma farsa e exigem que o governo revogue a reforma educativa, promulgada pelo presidente Enrique Peña Nieto.

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)