Quarta-feira, 19 de outubro de 2016 - 07h25
Da Agência Ansa
A chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o mandatário da França, François Hollande, se reunem com o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, nesta quarta-feira (19) para debater a crise ucraniana. As informações são da Agência Ansa.
No centro do debate, segundo informou o porta-voz de Merkel, Steffan Seibert, estará uma análise de como o processo de paz no país de Poroshenko está caminhando e a verificação por parte dos líderes da aplicação do tratado de paz de Minsk.
"Estou muito otimista sobre o futuro da Ucrânia, mas infelizmente, não estou particularmente otimista sobre o encontro de amanhã", disse Poroshenko ontem (18) aos jornalistas que o questionaram sobre a reunião durante sua visita a Oslo.
Para o líder ucraniano, o conflito no Donbass – região Leste da Ucrânia – não é "um conflito interno, mas sim uma ocupação russa contra um Estado soberano e independente no centro da Europa, no século 21".
Histórico
A crise entre russos e ucranianos começou no fim de 2013 e teve um de seus ápices em março de 2014, quando o território da Crimeia foi anexado ao da Rússia. Mas, a situação mais sangrenta fica na área do Donbass, nas cidades de Donetsk e Lugansk.
Por causa da interferência russa, os países europeus e os Estados Unidos aplicaram diversas sanções econômicas contra a Rússia mas, a situação ainda não foi resolvida.

Arte Dijor/EBC
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)