Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mandela é internado para exames de rotina


Thais Leitão*
 Agência Brasil

Brasília - O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, de 94 anos, foi internado hoje (9) para exames médicos de rotina e, segundo comunicado oficial da Presidência, "não há razões para alarme". O documento informa que os exames estão relacionados à anvaçada idade de Mandela, mas não indica por quanto tempo o líder sul-africano permanecerá internado nem informa para qual unidade hospitalar foi levado.

Em dezembro do ano passado, Mandela passou 18 dias internado no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa sul-africana, por causa de uma infecção pulmonar, sendo submetido depois a uma cirurgia para a retirada de pedras da vesícula. Em janeiro, o governo assegurou, também por meio de nota oficial, que o ex-presidente havia se recuperado.

Sua última aparição em público ocorreu durante a Copa do Mundo de 2010, que ocorreu na África do Sul. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Em 2001, Mandela foi diagnosticado com câncer de próstata, mas, apesar do tratamento, fez campanha em favor do combate à aids, um dos principais problemas de saúde pública na África do Sul. Ao completar 85 anos, ele anunciou a aposentadoria.

*Com informações da BBC Brasil e da Agência Lusa
 

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)