Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mali, na África, é alvo de golpe de Estado de militares


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Mali, na África Ocidental, foi alvo hoje (22) de um golpe de Estado promovido por forças militares, lideradas pelo capitão Amadou Sanogo. A confirmação do ato foi feita pelo próprio oficial. Sanogo disse que comanda o Comitê Nacional para a Recuperação da Democracia e Restauração do Estado (CNRDRE). Os militares alegaram que encerram um período de governo marcado pela incompetência.

Ao anunciar a tomada do poder, os militares disseram que foram dissolvidas as instituições e suspensa a Constituição. A mensagem foi transmitida à população por meio das emissoras de televisão.

O país, com pouco mais de 12 milhões de habitantes, mantinha um regime denominado semipresidencialista. O presidente era Amadou Toumani Touré e o primeiro-ministro Cissé Mariam Kaïdama Sidibé. Mali conseguiu sua independência da França em 1960.

De acordo com os militares que participaram do ato, houve embates com a guarda presidencial. Segundo eles, alguns ministros de Estado foram detidos. As sedes das emissoras de rádio e televisão estatais foram ocupadas.

A União Europeia (UE) condenou o golpe de Estado e apelou pelo retorno à ordem constitucional. “Condenamos a tomada de poder pelos militares e a suspensão da Constituição”, disse Michael Mann, porta-voz da Alta Representante para a Política Externa da União Europeia, Catherine Ashton.

De acordo com informações de especialistas, a origem do golpe de Estado é o descontentamento dos militares com a falta de meios para combater os rebeldes tuaregues no Norte do país. Mali tem sofrido ataques do Movimento Nacional para a Libertação de Azawad. Oficialmente, o governo disse que o movimento é liderado por integrantes da Al Qaeda.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes