Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mali: Combate a extremistas pode custar US$ 500 milhões


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O presidente da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), Désiré Kadré Ouédraogo, disse que o combate aos grupos extremistas islâmicos no Mali vai custar cerca de US$ 500 milhões. Segundo ele, essa é apenas a “primeira avaliação” sobre as necessidades financeiras das operações na região.

"Contudo, o número pode variar em função das necessidades", ressaltou Ouédraogo, lembrando que o custo estimado, inicialmente, era inferior ao total informado por ele. "A comunidade internacional deve se mobilizar", apelou.

O assunto deve ser tema de uma reunião no próximo dia 29 em Addis Abeba, na Etiópia, sob a coordenação da União Africana. Na ocasião, deve ser debatido também o envio de tropas africanas em apoio às forças de segurança do governo do Mali para combater os grupos extremistas islâmicos.

Esses grupos, que representam três comandos distintos, ocupam o Norte do Mali, enquanto o governo tem o controle do Sul. A população se queixa da insegurança e das pressões por parte dos extremistas que adotam a sharia, a aplicação dos preceitos islâmicos no cotidiano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)