Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 - 07h08
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – O presidente da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), Désiré Kadré Ouédraogo, disse que o combate aos grupos extremistas islâmicos no Mali vai custar cerca de US$ 500 milhões. Segundo ele, essa é apenas a “primeira avaliação” sobre as necessidades financeiras das operações na região.
"Contudo, o número pode variar em função das necessidades", ressaltou Ouédraogo, lembrando que o custo estimado, inicialmente, era inferior ao total informado por ele. "A comunidade internacional deve se mobilizar", apelou.
O assunto deve ser tema de uma reunião no próximo dia 29 em Addis Abeba, na Etiópia, sob a coordenação da União Africana. Na ocasião, deve ser debatido também o envio de tropas africanas em apoio às forças de segurança do governo do Mali para combater os grupos extremistas islâmicos.
Esses grupos, que representam três comandos distintos, ocupam o Norte do Mali, enquanto o governo tem o controle do Sul. A população se queixa da insegurança e das pressões por parte dos extremistas que adotam a sharia, a aplicação dos preceitos islâmicos no cotidiano.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)