Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mais de 1,3 mil bombeiros combatem seis grandes incêndios em Portugal



Da Agência EFE

Mais de 1,3 mil bombeiros estão neste domingo (8) mobilizados para combater as chamas de seis grandes incêndios ativos no Centro e no Norte de Portugal, segundo os últimos dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil lusa. A informação é da Agência EFE.

O que mais preocupa é o que afeta o município de Pampilhosa da Serra, no centro do país, para onde foram enviados 570 bombeiros, cerca de 170 veículos de extinção terrestre e três meios aéreos.

O incêndio, que começou na noite de sexta-feira (6), tem seis focos ativos e obrigou a interromper o tráfego em três estradas e a evacuar seis aldeias.

O secretário de Administração Interna, Jorge Gomes, visitou nesse sábado (7) a área afetada. Ele afirmou à imprensa lusa que, ainda que não tem como provar, mas que considera que vários dos incêndios que afetam Portugal neste fim de semana têm "origem criminosa".

Pampilhosa da Serra foi um dos municípios afetados pelo grande incêndio que começou em 17 de junho em Pedrógão Grande, e que deixou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Outro grande incêndio que preocupa afeta o município de Mortágua, ao norte de Coimbra, onde trabalham mais de 300 bombeiros para tentar controlar os dois focos ativos.

Em Alvaiázere, no centro de Portugal, estão atuando 285 bombeiros para combater as chamas que começaram na tarde de ontem.

Mais três incêndios, de menor dimensão, estão nos municípios de Bragança (norte), Ribeira de Pena (norte) e Vila Nova de Paiva (centro).

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)