Porto Velho (RO) sábado, 4 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Maduro anuncia equipe de governo


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - Dois dias depois de empossado como presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou ontem (21), em cadeia nacional de rádio e televisão, sua equipe de ministros. Na prática, o presidente venezuelano manteve a maior parte dos assessores, mas mudou o do Comércio, Meio Ambiente, de Proteção Social, do Ensino Superior, da Agricultura, da Justiça, do Interior e da Juventude. A equipe de Maduro é formada por várias mulheres.

Segundo Maduro, para promover o desenvolvimento nacional, foram separados os ministérios das Finanças e do Planejamento. A área de Planejamento ficará com Jorge Giordani e a das Finanças com Nelsón Merentes, respectivamente.

Com uma estrutura de poder diferente da do Brasil, a Venezuela tem vários vice-presidentes que são escolhidos pelo presidente da República. Maduro manteve nas funções de vice-presidente do Executivo, Jorge Arreaza, e como vice-presidente Político, Elías Jaua, por exemplo.

“É uma grande equipe de homens e mulheres. Nenhum dos que temos ratificado aqui pertence a um grupo econômico ou à burguesia, são homens e mulheres das ruas, de sua família”, ressaltou o presidente.

Maduro manteve nos cargos os atuais ministros do Petróleo e Mineração, Rafael Ramírez, considerado um dos homens de confiança do presidente Hugo Chávez (que morreu em março) e da Habitação, Ricardo Molina.

Também foram ratificados nos atuais cargos o almirante Diego Alfredo Molero Bellavia como titular do Ministério da Defesa, Ricardo Menéndez, na pasta de Indústrias; Ernesto Villegas como ministro da Comunicação e Informação, Elías Jaua como ministro das Relações Exteriores, e Juan de Jesús García Toussantt, no Ministério do Transporte Terrestre.

A ministra dos Povos Indígenas, Aloha Núñez, foi mantida no cargo, assim como Maryann Hanson ratificada na Educação e Carmen Meléndez, na pasta de Despachos da Presidência e Gestão de Governo, Iris Varela, em Assuntos Penitenciários, e Francisco Sesto, na área de Transformação Revolucionária da Grande Caracas.

Também foram mantidos nos cargos Rodolfo Marcos Torres na Banca Pública, María Cristina Iglesias no Ministério do Trabalho. Maduro designou mulheres para postos considerados fundamentais na Venezuela: os ministérios da Saúde, do Esporte e das Mulheres.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia