Quarta-feira, 19 de maio de 2010 - 19h29
	 
	Renata Giraldi e Aziz Filho*
	Agência Brasil
Brasília e Lisboa – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou hoje (19) que a crise financeira mundial, que atinge parte da Europa, “vai exigir sacrifícios” de todos os países. Ao discursar durante a 10ª Cimeira Brasil-Portugal, o presidente Lula criticou a demora da União Europeia em socorrer a Grécia – primeiro país europeu a ser afetado pela crise – e ressaltou que o sistema financeiro deverá mudar sua legislação.
“Não consigo entender por que a União Europeia demorou três meses para ajudar a Grécia”, disse o presidente, referindo-se à liberação de 14,5 bilhões de euros. A dívida acumulada na Grécia é superior a 270 bilhões de euros. Ontem (18) Lula conversou por cerca de 40 minutos com o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou.
Porém, o presidente Lula destacou que apesar das dificuldades causadas pela crise financeira o século 21 será marcado pelo crescimento econômico do Brasil. “O século 21 é dos países que não tiveram chance no século 20. Sempre tive a convicção de que o Brasil no século 21 se tornaria uma grande economia”.
Em Lisboa, o presidente assinou uma série de acordos bilaterais para ampliar o comércio entre Portugal e Brasil. Um dos mais importantes é o que envolve a empresa portuguesa estatal de energia Galp e a Petrobras no valor de 357 milhões de euros. O objetivo é produzir de forma conjunta 260 mil toneladas de biodiesel em 2015 a partir de óleo de palma brasileiro.
Ainda hoje o presidente e as autoridades portuguesas devem aprovar um acordo para a integração Brasil-Portugal. Em 2011 deve ser aprovado o ano de Portugal no Brasil e, em 2012, o ano do Brasil em Portugal. Na noite de hoje, o presidente se reúne com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, e depois jantará com o primeiro-ministro José Sócrates. Em seguida, ele deve retornar para a Brasília.
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)