Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Justiça do Peru mantém pena de 25 anos a Fujimori


 
A Suprema Corte do Peru manteve a pena de 25 anos de prisão dada ao ex-presidente do país, Alberto Fujimori. 


BBC Brasil

A sentença havia sido dada em abril a Fujimori, que foi condenado por ordenar as forças de segurança do país a matar e sequestrar pessoas durante o conflito contra grupos guerrilheiros.

Fujimori presidiu o Peru entre 1990 e 2000. No final daquele ano, ele deixou o Peru e foi morar no Japão, terra natal dos seus pais. Em 2007, ele voltou ao Peru onde enfrentou diversos processos.

Esta foi a primeira vez que um líder latino americano eleito democraticamente foi condenado no seu próprio país por abuso de direitos humanos.

Fugimori nega que tenha ordenado as mortes e sequestros durante o conflito contra os guerrilheiros do grupo Sendero Luminoso no começo dos anos 90.

O julgamento, que durou 15 meses, considerou que Fujimori ordenou a morte de pelo menos 25 pessoas.

O ex-presidente está cumprindo outras três sentenças de prisão.

Em setembro do ano passado, ele foi condenado por ordenar grampos ilegais e por subornar jornalistas, empresários e políticos da oposição. Em julho, ele foi condenado a sete anos e meio de prisão por abuso de poder.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)