Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

John Kerry garante mais ajuda dos EUA à Nigéria na luta contra o Boko Haram



Da Agência Lusa

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse hoje (25) em Lagos, Nigéria, que os Estados Unidos estão dispostos “a ir mais além” para ajudar o país a derrotar os extremistas do Boko Haram. “Vamos manter o apoio aos militares [da Nigéria] neste combate. O Boko Haram continua matando numerosos civis inocentes”, disse Kerry, condenando os ataques extremistas islâmicos no país.

Kerry, que se reuniu com o chefe de Estado da Nigéria e o líder da oposição, informou que os Estados Unidos estão “profundamente empenhados” e “preparados a fazer mais” no combate contra o Boko Haram.

Para Kerry, a realização de eleições pacíficas é “absolutamente crucial” para a Nigéria. Ele considerou “imperativo” o cumprimento do calendário eleitoral. A votação para a escolha do chefe de Estado está marcada para 14 de fevereiro. O atual presidente Goodluck Jonathan tentará um segundo mandato.

“É absolutamente crucial que a eleição ocorra de forma pacífica. A comunidade internacional acompanha de perto o processo eleitoral”, salientou Kerry. É “imperativo que as eleições se realizem na data prevista”, acrescentou.

O grupo radical islâmico tomou hoje a cidade de Monguno, Nordeste do país, onde está instalada uma base militar, após ter lançado uma ofensiva contra as forças governamentais. 

Uma fonte dos serviços de segurança da Nigéria confirmou que os extremistas controlam a cidade, situada a 125 quilômetros de Maiduguri, a capital do Estado de Borno.

A ofensiva do Boko Haram começou há menos de 24 horas na região e ocorre no mesmo dia da visita do secretário de Estado norte-americano a Lagos.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)