Segunda-feira, 28 de março de 2016 - 05h13
Milhares de pessoas foram ontem (27) às ruas de Dublin, na Irlanda, para marcar o centésimo aniversário da Revolta da Páscoa, uma rebelião contra o domínio britânico que abriu caminho para a independência do país. As comemorações marcaram os seis dias de revolta, quando rebeldes tomaram edifícios por toda a capital e declararam a República Irlandesa, na páscoa de 1916.
Neste domingo, a data foi assinalada com uma parada militar, incluindo tanques e aeronaves militares e o desfile de forças de emergência. O presidente irlandês, Michael Higgins, deu início às cerimônias colocando uma coroa de flores em Kilmainham Gaol, onde foram mortos 14 dos 16 rebeldes executados pelos britânicos, e depois outra no General Post Office, onde era o quartel-general dos rebeldes. Foi observado um minuto de silêncio em memória de todas as vítimas.
Uma banda militar tocou a melodia “Danny Boy” e um oficial militar leu a proclamação de 1916, na qual se declarava “o direito do povo da Irlanda à propriedade da Irlanda”. “É muito emocionante”, disse Patrick Morrison, um homem de 72 anos que viajou com o neto do estado norte-americano da Pensilvânia para as comemorações.
A revolta começou em 24 de abril de 1916, quando mais de mil militantes tomaram conta de vários edifícios da cidade. A Grã-Bretanha enviou reforços e bombardeou a cidade e os dias de luta que se seguiram terminaram com a rendição dos revoltosos no dia 29 de abril. A opinião pública estava inicialmente contra os rebeldes, mas a repressão que se seguiu a esses acontecimentos e a prisão de milhares de pessoas levaram a uma onda de apoio à independência.
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin