Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Instituições já avaliam propostas de reformas de Atenas


 
Da Agência Lusa

As instituições já estão analisando a proposta de reformas enviada nessa quinta-feira (9) à noite pelo governo grego. Está prevista uma teleconferência entre os líderes da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional por volta do meio-dia.

O porta-voz da comissão, Margaritis Schinas, disse hoje que, depois de as propostas de Atenas terem sido remetidas dentro do prazo previsto (a data limite era a meia-noite de quinta-feira), “as três instituições estão neste momento analisando o texto, com o objetivo de comunicar ao Eurogrupo on resultado antes do fim do dia”. Elas se recusam a antecipar qualquer informação sobre o pacote de reformas apresentado pelo governo de Alexis Tsipras.

Às 13h de hoje (hora local), o presidente da comissão, Juncker, promoverá uma teleconferência com Mario Draghi (presidente do BCE), Christine Lagarde (diretora-geral do FMI) e Jeroen Dijsselbloem (presidente do Eurogrupo). O próximo passo será o Eurogrupo amanhã, sábado (11).

A reunião de ministros das Finanças da zona domeuro ocorrerá a partir das 15h (hora local).

Para domingo estão previstas cúpulas da zona do euro e da União Europeia, mas esses encontros de chefes de Estado e de Governo poderão até ser cancelados caso haja acordo com o Eurogrupo no sábado, informou um líder europeu.

As propostas gregas enviadas aos credores – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – preveem um aumento do Imposto sobre Valor Agregado, bem como reformas nas pensões e na função pública.

O novo pacote de reformas, que poderá desbloquear um acordo e a evitar a saída da Grécia da zona do euro (o chamado Grexit), propõe várias medidas que vão ao encontro das exigências dos credores, com o objetivo de aumentar as receitas públicas em troca de ajuda financeira por três anos.

De acordo com o texto, a Grécia apoia uma solução para ajustar a sua dívida pública, de 180% do Produto Interno Bruto, bem como “um pacote de 35 milhões de euros” destinado ao crescimento.

No documento de 13 páginas, intitulado Ações Prioritárias e Compromissos, a Grécia compromete-se a adotar muitas medidas propostas pelos credores em 26 junho, que tinha rejeitado ao anunciar o referendo.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)