Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Incra cadastra brasileiros que estão na Bolívia e deverão ser assentados no Brasil


  
Durante este fim de semana, aconteceram diversas ações, como reuniões e cadastramento de famílias, para dar encaminhamento à resolução da questão envolvendo os brasileiros, trabalhadores rurais que habitam a faixa de fronteira dentro da Bolívia e precisam ser assentadas no lado brasileiro.

As ações coordenadas pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) receberam reforço com a vinda do vice-presidente do Incra, Roberto Kiel, mais o superintendente regional Carlos Augusto Lima Paz, representante do Itamarati, consulado brasileiro na Bolívia e movimentos sociais.

A primeira reunião aconteceu ontem, em Acrelândia, e depois em Cobija, na Bolívia, tendo como principal objetivo o cadastramento das famílias de brasileiros que moram no país vizinho e desejam se mudar para o lado brasileiro. Conforme registros do Incra, uma média de 500 famílias manifestaram esse anseio. 

A desapropriação de áreas para assentamento dessas famílias é o ponto fundamental nessa questão, que já se arrasta há quase três anos, e o superintendente Carlos Augusto assegurou que a parte prática do assentamento está bem encaminhada.

“O Incra tem centrado esforços pra resolver a questão o mais depressa possível, pois estamos cientes do drama vivido por esses brasileiros”, completou. 

O superintendente acrescentou que no contato com as famílias é possível perceber a carência desses brasileiros pela atenção do poder publico, bem como o anseio de mudar o mais depressa possível.

“A nós cabe garantir a terra, bem como facilitar ao máximo o acesso a políticas públicas que lhes é de direito.”

As reuniões e ações pra cadastramento das famílias continuam nos dias 9 e 10, em Capixaba, com os movimentos de trabalhadores rurais, prefeitura, representante do Itamarati, consulado brasileiro e superintendência do Incra. Dias 11 e 12 o encontro será na Vila Extrema e 16 e 17, em Plácido de Castro. 

Fonte: Página20

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)