Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Idaron inicia o apoio a imunização do rebanho boliviano


Com aproximadamente 80 mil doses de vacinas contra a febre aftosa a Agência Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), iniciou os trabalhos do 25º Ciclo de vacinação na Bolívia, nas propriedades contidas na faixa de 50 quilômetros da fronteira.

De acordo com as informações da gerência Animal, as doses de vacinação foram disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (15.750 mil doses, doadas pelo Lanagro) e pela Agência Idaron (65 mil doses) adquiridas em processo emergencial em virtude do Ministério. “Esse ano a Agência Idaron junto com o MAPA compraram as doses de vacinas. A orientação do governador Confúcio Moura é intensificar a cooperação com os produtores bolivianos, visando dar segurança ao rebanho rondoniense. Seguindo orientação do governador, a Agência não medira esforços para alcançar sua meta ou mesmo ultrapassá-la, que é vacinar em torno de quarenta e cinco mil cabeças de bovídeos”, explica o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges.

Os fiscais da Agência Idaron e do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia (Senasag) iniciaram a vacinação nas divisas de Pimenteiras: 04 a 26 de junho; Costa Marques: 05/06 a 12/07; Alta Floresta: 25/06 a 08/07; Guajará Mirim: 05 a 21/06; Nova Mamoré: 13 a 15/06. As equipes contam com equipamentos adequados como veículos, motos, barcos de pequeno, médio e grande porte (Quero-Quero). Toda a despesa da campanha de vacinação está sendo custeada pelo governo federal e estadual.

A faixa de fronteira entre Rondônia e a Bolívia tem 1.444 quilômetros de extensão. A Bolívia registrou o último foco de aftosa em 2007 e tem um rebanho de aproximadamente sete milhões de bovinos, que podem colocar em risco o rebanho rondoniense, hoje, reconhecido internacionalmente como livre de aftosa com vacinação.

No último ciclo (24º), realizado no segundo semestre de 2012, foram imunizados mais de 53 mil cabeças de bovídeos na faixa de 50 quilômetros.

Fonte: Elaine / Decom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)