Sábado, 8 de junho de 2013 - 12h01
Com aproximadamente 80 mil doses de vacinas contra a febre aftosa a Agência Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), iniciou os trabalhos do 25º Ciclo de vacinação na Bolívia, nas propriedades contidas na faixa de 50 quilômetros da fronteira.
De acordo com as informações da gerência Animal, as doses de vacinação foram disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (15.750 mil doses, doadas pelo Lanagro) e pela Agência Idaron (65 mil doses) adquiridas em processo emergencial em virtude do Ministério. “Esse ano a Agência Idaron junto com o MAPA compraram as doses de vacinas. A orientação do governador Confúcio Moura é intensificar a cooperação com os produtores bolivianos, visando dar segurança ao rebanho rondoniense. Seguindo orientação do governador, a Agência não medira esforços para alcançar sua meta ou mesmo ultrapassá-la, que é vacinar em torno de quarenta e cinco mil cabeças de bovídeos”, explica o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges.
Os fiscais da Agência Idaron e do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia (Senasag) iniciaram a vacinação nas divisas de Pimenteiras: 04 a 26 de junho; Costa Marques: 05/06 a 12/07; Alta Floresta: 25/06 a 08/07; Guajará Mirim: 05 a 21/06; Nova Mamoré: 13 a 15/06. As equipes contam com equipamentos adequados como veículos, motos, barcos de pequeno, médio e grande porte (Quero-Quero). Toda a despesa da campanha de vacinação está sendo custeada pelo governo federal e estadual.
A faixa de fronteira entre Rondônia e a Bolívia tem 1.444 quilômetros de extensão. A Bolívia registrou o último foco de aftosa em 2007 e tem um rebanho de aproximadamente sete milhões de bovinos, que podem colocar em risco o rebanho rondoniense, hoje, reconhecido internacionalmente como livre de aftosa com vacinação.
No último ciclo (24º), realizado no segundo semestre de 2012, foram imunizados mais de 53 mil cabeças de bovídeos na faixa de 50 quilômetros.
Fonte: Elaine / Decom
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)