Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Hassan Rohani é eleito presidente do Irã


Da Agência Lusa

Teerã - O moderado Hassan Rohani venceu as eleições presidenciais iranianas, realizadas nessa sexta-feira (14), encerrando seis anos de poder conservador, anunciou hoje o ministro do Interior, Mostafa Mohammad-Najjar. Segundo ele, a taxa de participação nas eleições foi 72,7% dos eleitores aptos a votar.

Apoiado pelas alas moderada e reformadora, Rohani obteve 18,6 milhões de votos (50,68%) no primeiro turno frente aos cinco candidatos conservadores, acrescentou o ministro ao apresentar o resultado final da apuração.

Após o anúncio, cerca de mil pessoas concentraram-se em uma das praças centrais de Teerã para festejar a vitória. Eles levavam fotografias de Rohani e entoavam cânticos em sua homenagem.

No norte da cidade, a vitória de Rohani foi celebrada com toques de buzinas de carros. A população exibia retratos de Akbar Hachemi Rafsandjani (ex-presidente, moderado, que apoiou Rohani) e de Rohani e gritava: "Viva Rohani, Rafsandjnai e Khatami [reformista, que também apoiou o presidente eleito]", e "Bye, bye Ahmadinejad".

Os principais adversários de Rohani, o presidente da Câmara de Teerã e conservador Mohammad Bagher Ghalibaf, e o chefe dos negociadores nucleares, Sail Jalili, felicitaram o presidente pela eleição.

O presidente Mahmoud Ahmadinejad também enviou mensagem de felicitações a Rohani. A reeleição de Ahmadinejad em 2009 provocou manifestações de reformistas que denunciaram fraudes. O movimento de contestação foi severamente reprimido e muitos manifestantes foram detidos.

Com informações da Agência Lusa
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia