Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Haley: 'Se EUA tiverem de se defender, a Coreia do Norte será destruída'


Haley: 'Se EUA tiverem de se defender, a Coreia do Norte será destruída' - Gente de Opinião

Sputnik

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, afirmou neste domingo que a Coreia do Norte será "destruída" se continuar com o seu comportamento imprudente, em referência aos recentes testes militares conduzidos por Pyongyang.

Em entrevista à rede de TV estadunidense CNN, Haley reforçou que o Conselho de Segurança da ONU já tomou todas as medidas possíveis contra o governo de Kim Jong-un, como havia dito mais cedo em uma entrevista na Casa Branca.

"Estávamos sendo responsáveis ao tentar usar todas as possibilidades diplomáticas que pudéssemos usar", disse ela. "Se isso não funcionar, [o secretário de Defesa dos EUA, Jim], Mattis vai cuidar disso".

A embaixadora norte-americana destacou também que o país possui "muitas opções militares" para lidar com a Coreia do Norte e que o presidente estadunidense Donald Trump não fez ameaças vazias em agosto, quando prometeu responder com "fogo e fúria" às provocações de Pyongyang.

"Todos sabemos que, basicamente, se a Coreia do Norte continuar com esse comportamento imprudente, se os Estados Unidos tiverem que se defender ou defender seus aliados de qualquer forma, a Coreia do Norte será destruída", acrescentou. "Nenhum de nós quer isso. Nenhum de nós quer guerra".

Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade novas sanções contra a Coreia do Norte, em resposta ao sexto e mais poderoso teste nuclear conduzido pelo governo norte-coreano em 3 de setembro.

Porém, três dias depois, Pyongyang lançou outro míssil balístico sobre o Japão, desafiando as chamadas internacionais para parar seu programa nuclear e de mísseis. O governo de Kim Jong-un já avisou ter como objetivo uma equiparação ao poderio militar e nuclear dos EUA.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)