Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Haley: 'Se EUA tiverem de se defender, a Coreia do Norte será destruída'


Haley: 'Se EUA tiverem de se defender, a Coreia do Norte será destruída' - Gente de Opinião

Sputnik

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, afirmou neste domingo que a Coreia do Norte será "destruída" se continuar com o seu comportamento imprudente, em referência aos recentes testes militares conduzidos por Pyongyang.

Em entrevista à rede de TV estadunidense CNN, Haley reforçou que o Conselho de Segurança da ONU já tomou todas as medidas possíveis contra o governo de Kim Jong-un, como havia dito mais cedo em uma entrevista na Casa Branca.

"Estávamos sendo responsáveis ao tentar usar todas as possibilidades diplomáticas que pudéssemos usar", disse ela. "Se isso não funcionar, [o secretário de Defesa dos EUA, Jim], Mattis vai cuidar disso".

A embaixadora norte-americana destacou também que o país possui "muitas opções militares" para lidar com a Coreia do Norte e que o presidente estadunidense Donald Trump não fez ameaças vazias em agosto, quando prometeu responder com "fogo e fúria" às provocações de Pyongyang.

"Todos sabemos que, basicamente, se a Coreia do Norte continuar com esse comportamento imprudente, se os Estados Unidos tiverem que se defender ou defender seus aliados de qualquer forma, a Coreia do Norte será destruída", acrescentou. "Nenhum de nós quer isso. Nenhum de nós quer guerra".

Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade novas sanções contra a Coreia do Norte, em resposta ao sexto e mais poderoso teste nuclear conduzido pelo governo norte-coreano em 3 de setembro.

Porém, três dias depois, Pyongyang lançou outro míssil balístico sobre o Japão, desafiando as chamadas internacionais para parar seu programa nuclear e de mísseis. O governo de Kim Jong-un já avisou ter como objetivo uma equiparação ao poderio militar e nuclear dos EUA.

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)