Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Haitianos são impedidos de passar pela fronteira


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Imigrantes do Haiti tentam passar pela fronteira do país com a República Dominicana, mas estão impedidos, apesar das negociações entre as autoridades haitianas e domicanas. Um dos coordenadores das negociações, o sacerdote haitiano Regino Martínez, da organização não governamental Solidariedade Fronteiriça, disse que permanecerá no local até o fim do impasse.

De acordo com o bispo da Diocese de Mao-Montecristi (na República Dominicana), Diómedes Espinal, será permitida a entrada de 280 trabalhadores haitianos que atuaram na área agrícola. Eles receberão vistos nos passaportes. Os demais terão de regularizar a sua situação, segundo as autoridades dominicanas.

O senador haitiano Jean Batiste Bien Aimé, da região de Ouanaminthe, sugeriu ao governo do seu país que invista em recursos no desenvolvimento agrícola e na construção para que as pessoas não se sintam obrigadas a passar pela fronteira e ir para o território dominicano com o objetivo de ttrabalhar.

Jean Batiste Bien Aimé reconheceu o direito das autoridades dominicanas de admitir estrangeiros. Ontem (7) à noite a vigilância foi reforçada na fronteira entre o Haiti e a República Domunicana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)