Segunda-feira, 2 de maio de 2016 - 05h11
A organização não governamental (ONG) Greenpeace deve divulgar hoje (2) documentos sobre negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos em relação ao Acordo de Livre Comércio e Investimento (TTIP). Os documentos revelam a “intenção deliberada de mudar o processo legislativo e democrático da União”.
A Greenpeace Holanda obteve os documentos confidenciais e vai publicá-los de forma a proporcionar “a tão necessária transparência” das negociações e “incentivar um debate” sobre o tratado, informou a organização em comunicado.
A Greenpeace destaca que os documentos confirmam “importantes riscos para o clima, o meio ambiente e a proteção do consumidor”. As proteções do meio ambiente, de longa tradição na União Europeia, parecem ter desaparecido nas negociações, diz o comunicado.
Em “nenhum dos capítulos se faz referência à regra de exceção geral incluída no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, da Organização Mundial do Comércio, que permite aos países regular o comércio para proteger a vida e a saúde de seres humanos, animais e plantas” ou “para a conservação dos recursos naturais”, acrescenta a ONG.
Para a organização, a omissão dessa regra “sugere que as duas partes criam um regime que coloca o lucro à frente da vida e da saúde dos seres humanos, animais e plantas”.
Em relação ao clima, a Greenpeace garante que a proteção do meio ambiente será mais difícil com o TTIP, já que “não se pode encontrar nada que indique a proteção do clima” nos documentos, nem uma referência ao acordo da COP21, de Paris.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)