Porto Velho (RO) sábado, 17 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Governo dos Estados Unidos impõem mais sanções ao Irã


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem (31) uma série de novas sanções ao Irã. As medidas atingem pessoas que comprarem produtos petroquímicos iranianos ou facilitarem pagamentos ao Irã. Banco de Kunlun, na China, está na relação dos atingidos.

De acordo com os norte-americanos, o objetivo é pressionar o Irã a interromper seu programa nuclear. O programa é suspeito de desenvolver armas atômicas. As autoridades do Irã negam irregularidades no programa e dizem que os fins são pacíficos, como a geração de energia.

As sanções são destinadas a pessoas e entidades que ofereçam apoio material à Companhia Nacional Petrolífera Iraniana, à empresa Naftiran Intertrade Company e ao Banco Central Iraniano.

O texto do projeto de lei que fixa as novas sanções obteve apoio dos democratas e republicanos e deverá ser votado esta semana na Câmara dos Representantes e no Senado.

O Tesouro norte-americano, o Fed, impôs também sanções ao Banco de Kunlun, na China, e ao Banco Islâmico Elaf, no Iraque, por facilitarem transações com os bancos iranianos sujeitos a sanções devido aos seus vínculos com "atividades ilícitas de proliferação [nuclear]".

Em comunicado, Obama destacou que as sanções "redobram os esforços" dos Estados Unidos para "isolar e pressionar o Irã pelo seu reiterado fracasso no cumprimento das suas obrigações internacionais". Ele reiterou também que os Estados Unidos continuarão "comprometidos" com uma "solução diplomática".

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da BBC Brasil.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes