Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Governo da Itália antecipa reunião para discutir austeridade


Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - Em uma reunião com o ministério hoje (4), que foi antecipada em 24 horas, o primeiro-ministro italiano Mario Conti apresentará as novas medidas de austeridade do governo.

Acredita-se que o premiê vai propor mais cortes de gastos, aumento de impostos e reformas no sistema de aposentadorias que fariam com que os italianos tenham que trabalhar por mais tempo.

A economia italiana tem sido alvo de dúvidas em todo o mundo. O governo da Itália está tendo que pagar juros altíssimos, semelhantes aos cobrados da Grécia, nos títulos emitidos pelo governo, um indício da falta de confiança dos mercados.

O pacote de Monti é uma tentativa de mostrar ao resto do mundo que a Itália está tentando voltar ao rigor fiscal, segundo o correspondente da BBC em Roma, Alan Johnston.

Amanhã (5), a chanceler alemã, Angela Merkel, vai se reunir com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Paris, para definir propostas conjuntas de maior coordenação na zona do euro. A chanceler anunciou na última semana que quer coordenar as políticas fiscais no bloco, uma ideia que ainda sofre resistências em outros países.

Líderes europeus temem que o bloco está começando a se dividir devido à crise da dívida pública. Na próxima quinta-feira (8), eles vão se reunir em Bruxelas para tentar acordar um pacote amplo de resgate do euro.

Monti, que já foi comissário da União Europeia, disse que não há margem para erros na cúpula, e que os mercados financeiros punirão qualquer inércia dos governantes.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia