Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Geraldo Mesquita quer ouvir embaixador da Bolívia sobre expulsão de brasileiros


 

O embaixador da Bolívia poderá ser convidado a comparecer à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para prestar esclarecimento aos senadores sobre o desalojamento de brasileiros que vivem naquele país. O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse em Plenário, nesta sexta-feira (14), que apresentará requerimento com essa finalidade à comissão, na próxima semana.

Segundo a Folha Online, informou Mesquita, o Ministério de Terras da Bolívia vai expulsar 20 famílias de brasileiros que residem em San Ignácio de Velasco, departamento de Santa Cruz. O senador ressaltou que, de acordo com a reportagem, o vice-ministro de Terras boliviano, Alejandro Almaraz, anunciou que o despejo será realizado em até duas semanas, pela força, com o argumento de que os brasileiros estão assentados ilegalmente no território boliviano e fazem corte indiscriminado de árvores.

O governo da Bolívia tem direito de estabelecer as medidas sobre ocupação territorial que considerar adequadas, destacou o senador. No entanto, disse estranhar que o ministério tenha decidido agir de forma violenta em relação a famílias que vivem há mais de 30 anos naquele país e produzem para a Bolívia.

Geraldo Mesquita lembrou que o Brasil abriga milhares de bolivianos e disse esperar reciprocidade para que haja harmonia nas relações entre os dois países. O senador também observou que o Brasil destinou recursos para o reassentamento de brasileiros para não causar prejuízos às famílias.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), disse considerar a denúncia trazida por Mesquita "coisa gravíssima". Na avaliação do senador, o governo brasileiro tem sido muito "condescendente" com a Bolívia, como quando a Petrobras naquele país foi invadida ou quando o governo boliviano aumentou o preço do gás.

Fonte: Agência Senado

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia