Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Fukushima: Japão consegue resfriar 3 reatores nucleares



BBC Brasil

A usina Daiichi foi danificada pelo pelo terremoto e tsunami que atingiram o país em 11 de março.

Segundo a agência de notícias Kyodo News, a temperatura da água dos reservatórios de combustível dos reatores 5 e 6 caiu depois que um gerador de energia recém-conectado aos cabos de força conseguiu reativar o sistema de resfriamento neste sábado.

A companhia que opera a usina, Tokyo Electric Company (Tepco), disse que deverá restaurar a energia elétrica nos reatores 1 e 2 da usina até domingo.

Em comunicado, a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) advertiu que, mesmo que se consiga reativar o fornecimento de energia nos dois reatores, ainda não se sabe se as bombas de água que resfriam os reservatórios de combustível funcionarão, ou se foram permanentemente danificadas.

O diretor geral da AIEA, Yukio Amano, deixou o país neste sábado rumo a Viena, após ter reuniões com líderes do governo e com oficiais da Tokyo Electric Company (Tepco), empresa que opera a usina Daiichi.

Resfriamento com água

Os bombeiros também terminaram nesta madrugada (hora local do Japão) a operação de resfriamento do reator número 3 da usina.

Eles passaram 13 horas despejando água no reservatório de combustível nuclear do reator com uma mangueira, até conseguirem baixar sua temperatura.

De acordo com a Kyodo, uma operação semelhante já começou a ser realizada no reator número 4.

O tsunami que atingiu a província de Fukushima, que fica 220 quilômetros à nordeste de Tóquio, causou uma pane nos sistemas de resfriamento dos reatores.

Enquanto os técnicos lutavam para impedir o superaquecimento das estruturas, quatro reatores sofreram explosões provocadas pelo acúmulo de hidrogênio.

O aquecimento e evaporação da água do reservatório onde ficam as barras de combustível nuclear dos reatores provocou o vazamento de material radioativo, causando pânico na população.

Radiação

Neste sábado, o governo japonês informou que na última quinta-feira foram detectados níveis de iodo radioativo mais altos do que o permitido pela legislação japonesa na água encanada de uma cidade na Província de Fukushima.

Em outras cidades da região, encontrou-se níveis altos de iodo radioativo também no leite e em alguns vegetais, aumentando a preocupação do governo com a contaminação, segundo a Kyodo.

De acordo com a AIEA, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão proibiu a venda dos produtos e está realizando mais testes.

Pequenas quantidades da substância radioativa foram encontradas também na água de Tóquio e na maioria das Províncias vizinhas de Fukushima, informou o governo.

O Ministério da Saúde advertiu os governos locais de que, se a quantidade de materiais radioativos na água aumentasse, a população deveria evitar beber água da torneira.

No entanto, segundo a Kyodo, o Ministério afirmou que, até o momento, o uso normal da água encanada não oferece risco à saúde.

O terremoto de magnitude 9,0 seguido de tsunami causou devastação no Japão e mergulhou o país em uma crise nuclear e humanitária.

O número de mortos em conseqüência da catástrofe chega a 7,6 mil, segundo a polícia japonesa.

Cerca de 360 mil pessoas que abandonaram suas casas se juntam a outros 26 mil sobreviventes resgatados dos destroços do tsunami.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)