Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

França: Socialistas saem na frente, diz boca de urna


Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília – O Partido Socialista, do presidente François Hollande, deve ficar com a maioria absoluta das cadeiras na Assembleia Nacional da França, indicam as primeiras projeções dos resultados das eleições legislativas realizadas hoje (17). A votação terminou às 15h (horário de Brasília) e, segundo as projeções do Instituto Sofres, citadas pelo jornal francês Le Figaro, os socialistas ficarão com 322 vagas, o que lhes dará a primeira maioria absoluta desde 1981.

Essa maioria evitará que os socialistas dependam do apoio dos verdes, com os quais têm um acordo de governo, e também da esquerda radical.

Estimativas da agência noticiosa francesa AFP dão aos socialistas e aos dois pequenos partidos de esquerda entre 312 e 326 cadeiras, de um total de 577.

Os conservadores da União para um Movimento Popular, partido do ex-presidente Nicolas Sarkozy, terão de 212 a 234 lugares.

Conforme as projeções, a extrema direita da Frente Nacional, liderada por Marine Le Pen, vai entrar no Parlamento francês, obtendo entre um a quatro assentos. Ségolène Royal, ex-mulher de François Hollande, não conseguiu ser eleita deputada pelo Departamento de La Rochelle, segundo dados oficiais citados pela AFP.

Os 44,3 milhões de eleitores franceses foram novamente chamados às urnas depois de, na semana passada, terem dado a vitória aos partidos de esquerda, que, em conjunto, obtiveram 47% dos votos. Os partidos de direita ficaram com 34% e a extrema direita, com 13,6%.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão internacional conecta empresários de Rondônia às tendências globais do foodservice

Missão internacional conecta empresários de Rondônia às tendências globais do foodservice

Entre os dias 14 e 19 de maio, empresários do setor de alimentação fora do lar e representantes do Sebrae em Rondônia participaram da missão interna

Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

Subiu para 188 o número de mortos na Venezuela devido aos dois terremotos que atingiram o país no início da noite desta quarta-feira (24). A atualizaç

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)