Porto Velho (RO) sábado, 24 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

França perde credibilidade e que comentários sobre Lula são uma afronta



Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, criticou hoje (7) o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner. O francês insinuou que o presidente Luiz Lula da Silva possa ser enganado pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na sua visita a Teerã. Com elogios a Lula, o diplomata disse que a França deveria se preocupar com os seus próprios assuntos, pois está perdendo a credibilidade interna e externa. Também disse que os comentários sobre Lula são uma afronta ao presidente da República e à população.

“Os países ocidentais como a França têm de se preocupar com seus assuntos internos. [Esses países] estão perdendo o respeito internacional e até interno. Portanto, essa autoridade francesa deveria se preocupar com seus assuntos internos”, disse o embaixador, em entrevista coletiva concedida em Brasília.

Ontem (6), em Paris, o chanceler francês afirmou que não havia dúvidas sobre a sinceridade das intenções de Lula em tentar cooperar com o diálogo entre o Irã e a comunidade internacional. Mas Kouchner disse temer que as autoridade iranianas não falem a verdade sobre as intenções contidas no programa nuclear do Irã.

A França, os Estados Unidos, a Inglaterra e a Alemanha suspeitam que o programa nuclear dos iranianos esconda a produção de armamentos atômicos. Por isso, as autoridades desses países defendem a imposição de sanções ao Irã por meio do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil é contrário e defende a busca pelo diálogo.

No próximo dia 15, Lula viaja ao Irã, para uma visita de dois dias. O diplomata fez elogios à atuação de Lula e sinalizou que comentários como o do chanceler francês põem em dúvida a capacidade do brasileiro.

“Essas palavras e declarações do francês são uma afronta para o governo e o povo honesto brasileiro. O presidente Lula é um líder corajoso, defensor da justiça e tem apoio do povo. É querido por sua população e também em nível mundial”, disse o embaixador. “O presidente Lula é um líder inteligente e digno de respeito. É respeitado internacionalmente. Nós respeitamos o presidente Lula como uma grande personalidade mundial”, completou.

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes