Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Filipinas: passa de mil nº de mortos e desaparecidos


Agência Lusa

Brasília - A tempestade tropical Washi, que atingiu o Sul das Filipinas no fim de semana, devastando as regiões mais pobres do arquipélago, causou mais de mil pessoas mortas ou desaparecidas, de acordo com o último balanço divulgado hoje (20) pelos serviços de socorros.

A tempestade tropical, registada na Ilha de Mindanao desde a noite de sexta-feira (16), provocou 957 mortos e 49 desaparecidos, de acordo com o balanço do Organismo Nacional de Prevenção de Catástrofes.

Ontem (19), a agência Lusa tinha dado conta de 662 mortos e 82 desaparecidos, enquanto a Cruz Vermelha filipina avançou 713 vítimas e 563 desaparecidos.

As cidades portuárias de Cagayan de Oro e de Iligan foram as mais fustigadas, com 579 e 279 vítimas, respetivamente.

A maioria das vítimas morava nos bairros de lata situados na costa, tendo sido surpreendida pela tempestade e arrastada pelas cheias.

Aldeias inteiras foram arrasadas, estradas e pontes ficaram destruídas, havendo registo de cerca de 47 mil pessoas desalojadas.

As Filipinas são afetadas por cerca de 20 tempestades tropicais ou tufões todos os anos.

Todavia, a maior parte incide sobre o Norte do país, o que explica o fato de os habitantes de Mindanao estarem despreparados para a tempestade, segundo as autoridades.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia