Porto Velho (RO) sexta-feira, 12 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Filhas de Obama terão atividades socioeducativas


 

Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília - A menos de um mês para a visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, os diplomatas brasileiros e norte-americanos enfrentam um desafio: sugerir alternativas de atividades para Malia, de 11 anos, e Sasha, de 9 anos – filhas de Obama que viajarão a Brasília e ao Rio de Janeiro com o pai e a mãe, Michelle. Por recomendação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, as crianças têm de participar de atividades socioeducativas.

Para os diplomatas que preparam a visita, a viagem de Obama com a família para o Brasil tem um simbolismo específico. Segundo eles, é a demonstração do presidente norte-americano que as relações dos Estados Unidos com o Brasil vão além das questões de Estado, como a manutenção de laços comuns, que unem nações que nasceram da colonização e progrediram definindo o próprio rumo.

Obama, Michelle, Malia e Sasha estarão em Brasília, no próximo dia 19, e no Rio de Janeiro, dia 20. O presidente norte-americano terá encontros com autoridades, pretende conhecer uma comunidade pacificada no Rio e fazer um discurso público. Paralelamente, as crianças participarão de atividades próprias para as idades delas, segundo os organizadores da viagem.

Obama e a primeira-dama, Michelle, dão uma educação rigorosa às filhas Malia e Sasha. Ambas têm horário definido para assistir a programas de televisão – apenas nos fins de semana –, devem fazer as tarefas da escola até a hora do jantar e ler antes de dormir. Recentemente os pais proibiram as filhas de terem perfil na rede social facebook.

Sasha, a caçula, gosta de estudar idiomas. Na visita do presidente da China, Hu Jintao, a Washington, Sasha surpreendeu os convidados ao se dirigir aos chinês com algumas palavras em mandarim. Segundo ela, aprendeu a língua no colégio.

Em 2009, ao assumir o governo, Obama fez uma carta às filhas. Como pai dedicado e apaixonado, o presidente agradeceu a paciência que Malia e Sasha tiveram com ele durante a campanha eleitoral, lembrando que havia pouco tempo para família. Em tom emocionado, Obama disse que eles juntos enfrentariam uma “grande aventura” referindo-se ao período de governo.

Na carta, Obama afirmou ainda que sua determinação é para que todas as crianças nos Estados Unidos tenham uma vida digna, com escolas adequadas. Também afirmou que se dedicará a executar programas para que as crianças e jovens tenham emprego e condições para a aposentadoria.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe