Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Fiéis lotam Praça São Pedro na celebração do Angelus


Renata Giraldi
Agência Brasil/EBC

Vaticano – A Praça São Pedro lotou para a primeira celebração do papa Francisco da Hora do Angelus – oração antiga que faz referência à anunciação do anjo Gabriel a Maria, de que ela iria conceber o filho de Deus, segundo consta na Bíblia. Sem conseguir sequer caminhar, os fiéis se concentraram nas palavras do papa. Bandeiras de vários países, faixas e cartazes tomaram conta da praça. Os brasileiros se disseram especialmente emocionados.

“Na minha família todos se chamam Francisco, eu me chamo Francisca Renata Sabino da Silva. É uma emoção ter um papa com esse nome e eu não vou esquecer nunca a emoção que estou sentindo hoje”, disse a turista brasileira.

Para o casal de empresários Carmen e Hugo Bastidaga, o pontificado do papa Francisco também tem um significado especial, pois ela é brasileira e ele é argentino. “Ele transmitiu uma mensagem linda e emocionante de uma pessoa bastante humilde, muito dedicada ao povo”, avaliou Carmen. “Acredito que será muito importante para a América Latina. Espero que isso sirva para unir os nossos povos.”

Hugo Bastidaga, que segurava a bandeira argentina, enquanto a mulher estava com a do Brasil, disse que a disputa entre brasileiros e argentinos fica limitada ao futebol. Para ele, o papa Francisco, que é argentino, faz com que todos pensem além das rivalidades. “O papa Francisco, que conheço bem, é um homem simples e sensível”, disse.

O frei capuchinho brasileiro Silvio Almeida disse que a forma como Francisco transmite suas mensagens é a da simplicidade. “É uma mensagem simples que toca o coração das pessoas. A partir da escolha do nome Francisco, isso pode ser percebido e pela linguagem simples que ele usa também.”

A funcionária pública Maria Augusta Barbosa se disse emocionada. “Foi uma mensagem muito bonita, muito apropriada para o momento que vivemos. Sensibiliza muito, principalmente porque ele proclama o perdão”, ressaltou.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)