Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 - 13h20
Leandra Felipe
Correspondente da EBC
Agência Brasil, Bogotá - A proposta de legalização do cultivo de maconha, coca e papoula (de onde se extrai a heroína) foi apresentada hoje (06) pelo chefe da delegação de negociadores das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Iván Márquez.
Ele apresentou o documento chamado “Oito propostas mínimas para o reordenamento e uso territorial”, no qual propõe regras para o uso da terra. A guerrilha negocia a paz em Cuba com representantes do governo colombiano.
As Farc acham que se deve considerar “planos de legalização de alguns cultivos de maconha, papoula e da folha de coca para fins terapêuticos e medicinais, de uso industrial e por razões culturais”.
Com relação aos cultivos ilícitos, as Farc apresentaram proposta de “acabar com a política de criminalização, suspender as fumigações aéreas para destruir plantações de coca e outras formas de erradicação”, práticas que, segundo Márquez, geram impactos negativos socioambientais e econômicos.
Atualmente a erradicação manual e a prática da fumigação aérea são as técnicas mais utilizadas pelo governo colombiano no combate ao cultivo da coca.
De acordo com a publicação “Colômbia: Monitoramento de Cultivos de Coca 2011”, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, a área plantada de coca no país em 2011 foi 64 mil hectares.
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin