Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Exército colombiano descobre complexo de cavernas das Farc



Tropas do exército colombiano encontraram um complexo de cavernas usado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, nas selvas da região sul do país, no Estado de Meta.

As cavernas têm capacidade para abrigar até 500 guerrilheiros no caso de bombardeios aéreos.

A missão do exército era encontrar o esconderijo de um alto comandante das Farc, que já havia fugido do local.

Mas ao entrar nos túneis, os soldados descobriram uma série de cavernas secretas, interligadas, que serviam de depósito de equipamentos militares e também como abrigo antiaéreo.

As cavernas também eram usadas para fabricação de bombas. O Exército encontrou milhares de quilos de explosivos já preparados, entre elas minas terrestres e morteiros.

Segundo o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, o exército também encontrou instalações médicas nas cavernas.


Novo golpe


"Em algumas cavernas, encontramos hospitais completos. Isso prova que os feridos, inclusive os líderes do bloco oriental das Farc, podem ter se recuperado lá de seus ferimentos, e ter sido enviados de volta para o combate", disse o ministro.

"Eles costumavam viver como príncipes, agora, literalmente, vivem como ratos", afirmou.

Os hospitais subterrâneos encontrados na Colômbia lembram os usados pelos combatentes comunistas durante a Guerra do Vietnã.

As instalações incluem uma sala de cirurgia improvisada e equipamento para executar uma operação dentária.

Os soldados também encontraram instrumentos médicos usados em cirurgias de aborto nas guerrilheiras das Farc.

A descoberta desses túneis e cavernas em meio à selva colombiana é um novo golpe para as Farc.

Dias depois de ter um de seus principais comandantes capturados, as Farc agora perderam um estratégico centro de comando.

Fonte: BBC Brasil

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)