Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

EUA: Obama reclama de nota AAA e culpa divergências



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (8) que a agência Standard & Poor’s não teve dúvidas sobre a capacidade de o país pagar as dívidas, mas sim de agir. Os EUA se mantêm no patamar da nota AAA, assinalou Obama.

“Os mercados vão subir e cair. Isso são os Estados Unidos. Sempre fomos e sempre seremos um país AAA”, disse o presidente norte-americano, na primeira referência que fez após o corte da nota pela Standard & Poor’s na sexta-feira (5).

Para ele, a decisão da agência está relacionada às divergências políticas em Washington. Segundo Obama, a agência rebaixou a classificação dos EUA nem tanto por ter duvidado da sua capacidade de pagar a dívida, mas “porque, depois de testemunhar um mês de discussão, duvidou” da capacidade de agir.

"Não precisávamos de uma agência de rating para nos dizer que precisávamos de uma abordagem de longo prazo e equilibrada para reduzir o déficit", disse o presidente dos EUA.

“Sabíamos desde o começo que um debate prolongado sobre o teto da dívida podia causar enormes estragos à nossa economia e ao mundo”, assinalou Obama. Apesar de haver motivos para preocupação, acrescentou, os problemas dos Estados Unidos são “solucionáveis”, tendo como enfoque central a necessidade de uma resposta para o déficit de longo prazo.

Por isso, o presidente dos Estados Unidos salientou a importância de o Congresso renovar o corte nos impostos salariais, que expira no final do ano e que pode voltar a ser uma fonte de confrontos políticos.

Caso o Congresso não prolongue o corte dos impostos sobre os salários, disse Obama, isso poderá significar a perda de 1 milhão de empregos e queda de 0,5% no crescimento da economia.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)