Porto Velho (RO) terça-feira, 31 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Estados Unidos querem escudo antimíssil contra o Irã


Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, defendeu hoje (31) em Riad, na Arábia Saudita, em um discurso durante a primeira reunião do fórum de segurança que reúne os Estados Unidos e os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), a ideia de um escudo de defesa antimíssil contra o Irã.

Hillary disse que há um compromisso sólido e inabalável do seu país em relação à Arábia Saudita, o Bahrein, os Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar e Kuwait, países sunitas preocupados com o seu vizinho iraniano xiita.

A secretária defendeu “passos específicos para consolidar a segurança mútua”, ajudando os exércitos a melhorarem o modo como operam em conjunto “para garantir a segurança das rotas marítimas e em matéria de mísseis de defesa” e a coordenação “das respostas às crises”.

Hillary disse ainda que quer discutir estratégias para evitar que o Irã desenvolva uma arma nuclear e limitar a interferência de Teerã nos assuntos dos seus vizinhos.

A chefe da diplomacia norte-americana disse também que deseja trabalhar com os seus homólogos do CCG para acabar com a violência na Síria e sublinhou a importância desses encontros, na véspera da reunião dos “Amigos da Síria” em Istambul.

Os Estados Unidos suspeitam de que o Irã fornece armas ao regime sírio para reprimir os protestos que já causaram, segundo as Nações Unidas, mais de 9 mil mortos desde março de 2011.

Hillary falou ainda que quer, juntamente com as autoridades dos países do Golfo, "acabar com o derramamento de sangue na Síria, apoiar as transições políticas nos países do Norte de África e da região e integrar totalmente o Iraque nesta região”.

Segundo um responsável do Departamento de Estado, Hillary teria pedido nos seus encontros com responsáveis sauditas o reforço das sanções ao Irã, assim como o envio de ajuda humanitária para a Síria e os esforços para levar a oposição síria a apresentar uma visão unida para o futuro

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia