Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Estados Unidos pedem fim da violência no Haiti



Da Agência Lusa

Os Estados Unidos pediram ontem (24) ao governo e a todos os atores políticos do Haiti que rejeitem os atos de violência ocorridos no país e dialoguem para concluir de forma pacífica o processo eleitoral, que foi suspenso sexta-feira (22).

“Os Estados Unidos, junto da comunidade internacional do Haiti, apelam ao governo haitiano, às suas instituições e aos atores políticos para que rejeitem a violência e a deem os passos necessários para eleições pacíficas que escolham um novo presidente e os restantes assentos parlamentares, como manda a Constituição”, disse nesse domingo (24) o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner, em comunicado.

Na nota, Toner afirmou que os Estados Unidos esperam que as pessoas responsáveis pela organização, financiamento ou participação na intimidação eleitoral e na violência no país sejam levadas à Justiça, de acordo com a legislação haitiana.

Segundo o comunicado, os Estados Unidos reafirmam ainda o seu apoio à realização de “eleições credíveis, transparentes e seguras que reflitam a vontade do povo haitiano”.

“A intimidação eleitoral, a destruição de propriedade e a violência são inaceitáveis e vão contra os princípios democráticos e as leis do Haiti, assim como contra os valores expressos na Carta Democrática Interamericana”, afirmou Mark Toner.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)