Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

EI reivindica autoria de atentado em mesquita de Bangladesh



Da Agência Lusa

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a autoria de um atentado ocorrido ontem, quinta-feira (26) contra uma mesquita xiita em Bangladesh, que deixou um morto e três feridos, informou hoje o Site, com sede nos Estados Unidos, que monitora portais islâmicos.

O ataque ocorreu durante as orações do fim da tarde, um dia depois de a polícia ter matado a tiros um líder islamita acusado de lançar granadas contra o principal santuário xiita do país, na capital, Daca, no mês passado, deixando duas pessoas mortas.

Homens armados entraram na mesquita de Shibganj, a cerca de 125 quilômetros ao norte de Daca, abrindo fogo contra os fiéis.

Imagens de televisão mostram a mesquita sob forte aparato policial, com janelas quebradas e manchas de sangue no chão.

A polícia informou que o muezim (o responsável pelo chamamento dos fiéis à oração) foi morto e que três fiéis ficaram feridos no tiroteio, um raro ataque contra a minoria xiita em um país de maioria sunita.

Segundo o Site, a rede de vigilância dos movimentos jihadistas, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque em mensagem divulgada na rede social Twitter.

As autoridades de Bangladesh haviam informado não haver provas de que militantes da organização estavam ativos no país.

O movimento extremista, no entanto, reivindicou a autoria de uma série de ataques em Bangladesh, incluindo o da semana passada contra um padre italiano, que ficou gravemente ferido.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)