Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Dilma será a primeira mulher a abrir Assembleia Geral da ONU


Luciana Lima e Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – A dois dias da viagem para Nova York, onde a presidenta Dilma Rousseff fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), uma intensa agenda internacional que inclui reuniões privadas com cinco presidentes e discussões que vão desde a crise econômica internacional até energia nuclear e os conflitos nos países muçulmanos aguarda a presidenta. Será a primeira vez que uma mulher fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Para diplomatas, é o principal evento internacional do ano.

Antes da abertura da assembleia, no dia 21, Dilma vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na próxima terça-feira (20) à tarde. De acordo com assessores, será a continuidade das conversas que eles iniciaram em março, em Brasília. Depois da conversa, Dilma participa da reunião denominada Governo Aberto – que engloba 60 países que se dispõem a adotar medidas transparentes e de apoio conjunto.

Obama comandará a reunião do Governo Aberto. O tema da reunião que se refere às medidas de transparência foi proposto pelo presidente norte-americano. O porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, disse que a próxima reunião do grupo deve ocorrer no Brasil, em 2012. O tema está em discussão na Controladoria Geral da União (CGU).

Um dos temas que deverá ser mencionado na reunião, segundo assessores, é a questão dos conflitos no Norte da África e no Oriente Médio. A presidenta destacará a necessidade de respeito e preservação dos direitos humanos, do fim da repressão e da adoção de medidas que consolidem a democracia na região.

Paralelamente às reuniões conjuntas, Dilma tem conversas reservadas com os presidentes do México, Felipe Calderón, e da França, Nicolas Sarkozy, além de uma previsão de encontro com o nigeriano, Goodluck Jonathan. A presidenta tem ainda reunião agendada com o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron.

Depois dos acidentes radioativos, no Japão, em março, quando houve explosões e vazamentos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, o assunto entrou na pauta da comunidade internacional. Dilma participará da reunião de alto nível sobre segurança nuclear. O objetivo da reunião, segundo o porta-voz, é desenvolver mecanismos de uso e exploração da energia nuclear com segurança.

Pelo menos seis ministros deverão acompanhar a presidenta na viagem aos Estados Unidos. Dilma seguirá na companhia dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Saúde, Alexandre Padilha; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; dos Esportes, Orlando Silva; da Comunicação, Helena Chagas, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão internacional conecta empresários de Rondônia às tendências globais do foodservice

Missão internacional conecta empresários de Rondônia às tendências globais do foodservice

Entre os dias 14 e 19 de maio, empresários do setor de alimentação fora do lar e representantes do Sebrae em Rondônia participaram da missão interna

Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

Subiu para 188 o número de mortos na Venezuela devido aos dois terremotos que atingiram o país no início da noite desta quarta-feira (24). A atualizaç

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)