Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Dilma Rousseff se reúne com primeiro-ministro etíope


Danilo Macedo e Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff chegou na manhã de hoje (24) a Adis Abeba, capital da Etiópia, onde fica até o começo da noite de sábado. Nesta sexta-feira, Dilma se reúne com o primeiro-ministro do país, Hailemariam Desalegn. Os governos do Brasil e da Etiópia devem fechar quatro acordos nas áreas de desenvolvimento agrícola, transferência de renda, serviços aéreos, educação, ciência e tecnologia.

No sábado, Dilma participa das comemorações do aniversário de 50 anos da União Africana, que reúne 54 países do continente. Os avanços sociais associados ao crescimento econômico fazem do Brasil um dos convidados de honra das celebrações. A presidenta deve discursar no evento representando a América Latina.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, vai falar em nome dos países não alinhados. Já o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, discursará representando os europeus. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, terá dez minutos para discursar.

A presidenta viaja acompanhada por uma comitiva de ministros, empresários e assessores. Estão não comitiva os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores; Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial e Aloizio Mercadante, da Educação; além do porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.

Criada em maio de 1963, a União Africana assumiu a função de buscar soluções internas para os conflitos envolvendo os membros do bloco, assim como incentivar o processo de democratização e o fortalecimento institucional da região. O intercâmbio comercial entre Brasil e África cresceu cinco vezes nos últimos dez anos, evoluindo de US$ 5 bilhões, em 2002, para US$ 26,5 bilhões, em 2012.

Edição: Denise Griesinger
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)