Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Dilma participa da 3ª Reunião de Cúpula do Bric



Renata Giraldi
Agência Brasil


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff visitou hoje (13) a Cidade Proibida, em Pequim, um dos cartões postais mais famosos da China, onde está o Palácio Imperial e que durante cerca de 50 anos foi a residência oficial do imperador. O local é admirado por chineses e estrangeiros não só por sua beleza arquitetônica, mas também pelas grandes dimensões e a delicadeza das obras de arte. Dilma volta para o Brasil no dia 18.

Atualmente, nesse local, está o Palácio do Museu. O nome Cidade Proibida foi dado porque na área apenas o imperador, a família dele e funcionários tinham autorização para entrar. O cidadão comum e integrantes do povo não tinham acesso ao local.

É o terceiro dia de visita de Dilma à China. Depois da visita à Cidade Proibida, ela se reuniu com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Wu Bangguo, e com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. Dilma conversou com Jiabao, na residência oficial dele, denominada Dwon Nhai.

Em seguida, a presidenta embarcou para Sanya, na ilha de Hainan. No local, acompanhada de ministros, assessores e especialistas, ela participa amanhã (14) da 3ª Reunião de Cúpula do Bric – bloco que reúne o Brasil, a Rússia, a Índia e a China, mas que a partir de amanhã, oficialmente, incluirá a África do Sul, passando a se chamar Brics. O tema deste ano na reunião é Visão Ampla: Prosperidade Compartilhada.

No sábado (16), antes de retornar ao Brasil, Dilma vai visitar um dos mais belos cartões postais da China, o Exército de Terracota também chamado de Guerreiros de Xian. A obra de arte reúne de mais de 8 mil guerreiros e cavalos, em tamanho natural, confeccionados em terracota. As peças foram encontradas próximas à cidade de Xian.

As 8 mil peças foram localizadas por trabalhadores rurais da região. No local, está o mausoléu do imperador. Até hoje, arqueólogos trabalham na área, na tentativa de identificar mais obras e de manter a preservação do material, pois terracota – argila cozida no forno – é bastante frágil e suscetível às influências do clima.

 

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe